Área Restrita

Blog OrçaFarma

Card image cap

BRASILEIROS USAM CADA VEZ MAIS APPS

Em meio à crise, brasileiros usam aplicativos cada vez mais

O uso de smartphones está cada vez mais difundido no mundo e no Brasil não é diferente. Dificilmente encontramos alguém que não possua um aparelho, por mais simples que ele seja, não é? Os celulares deixaram de ser apenas um meio telefônico de se comunicar e passaram a desempenhar funções mais completas, como em aplicativos (ou apps) simples ou de compra, o que leva a crer que a tendência é de ainda mais crescimento.

Naturalmente, o mercado de aplicativos também está em alta. Nos últimos três anos, o download anual dessas ferramentas, cresceu 45%, segundo esta matéria da Agência Brasil. O texto explica que, no ano passado, os brasileiros passaram quase quatro horas por dia usando apps, em média, um salto de 35% comparado a 2017.

O Brasil ocupa o terceiro lugar entre os países que gastam mais tempo com esses programas, atrás apenas da China e da Indonésia. Ainda de acordo com a matéria, os downloads passaram de 140 bilhões, em 2016, para 204 bilhões, em 2019, um aumento de 40%. Outro relatório, o de Tendências de Aplicativos para Dispositivos Móveis, mostra que 80% do período que as pessoas usam seus smartphones são nos apps.
Destaque para os aplicativos de compra
O país também é o terceiro colocado na lista de tempo gasto em aplicativos de compra, especificamente, onde os usuários ampliaram a sua presença em 35%. Esse tipo de comércio segue um ritmo cinco vezes mais alto que no segmento presencial (com base em dados de 2019, ainda sem o impacto da pandemia).

O estudo citado acima prevê que 75% das transações digitais de 2021 devem acontecer em lojas virtuais pelos smartphones, e é por isso que, atualmente, nenhum comércio deve funcionar apenas fisicamente, já que os clientes estão, definitivamente, muito mais abertos a consumir pelo celular, com comodidade e segurança.

Saúde em primeiro lugar

Com a crise sanitária do Covid-19 algumas empresas foram desafiadas e passaram pelo processo de digitalização rapidamente. Em uma entrevista publicada na revista Exame, o Mercado Livre explica que suas vendas do setor de saúde disparam 300%, contra 164% em bens de consumo e alimentos.

É neste mercado que se encaixa o Orçafarma, primeira ferramenta a unir farmácias, laboratórios e clientes em um único lugar de vendas digitais. O aplicativo e compras permite que farmácias cadastrem seus produtos e sejam encontrados por usuários da mesma cidade, aumentando a visibilidade e o faturamento dos estabelecimentos ao mesmo tempo que promove o isolamento social e a segurança de clientes que precisam de medicamentos ou outros produtos farmacêuticos.

O mercado está cada vez mais presente em ambiente digital e smartphones e é por isso que o crescimento da instalação de programas de compras no celular segue em amplo crescimento. Como destaque, vimos o setor da saúde, que desenvolve um papel fundamental na vida de tanta gente.

Se você procura remédios ou pretende fazer orçamentos ou se você é dono de um estabelecimento farmacêutico, conheça o aplicativo Orçafarma.

Voltar
Siga-nos!

CNPJ: 35.535.305/0001-82