Área Restrita

Blog OrçaFarma

Card image cap

OPORTUNIDADE PARA AS FARMÁCIAS

Nos últimos dois anos, o Brasil ganhou 1,2 milhão de lares com pessoas com mais de 65 anos, segundo a Kantar, alcançando 9,4 milhões de casas com esse perfil. O país tem 28 milhões de idosos, cerca de 13% da população e o número deve dobrar nas próximas décadas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Isso quer dizer que esse segmento da população terá um potencial de consumo cada vez maior. Mesmo que a frequência de compra tenha caído entre todas as faixas etárias nos últimos anos, os idosos foram os únicos que apresentaram crescimento em unidades e valores.
Sabemos que o perfil de consumo, como um todo, sofre mudanças significativas e a preferência pelo comércio digital já é uma realidade. Mas será que podemos considerar esse comportamento também para quem já está melhor idade?
Mais um motivo para acelerar a digitalização da sua farmácia
Atualmente a população mais velha tem apresentado independência e disposição. Por isso, entre 25,4 milhões de pessoas com 61 anos ou mais, 83% usam a internet todos os dias. Dessa forma, o aumento de idosos pode ser considerado um fator importante para o comércio digital, e não o contrário.
Pessoas com 65 anos ou mais já possuem quatro doenças crônicas, ao menos, e com 75 podem chegar a seis, o que torna essa parcela da população mais atrativa ao setor farmacêutico, com mais opções de atuação. Vale destacar, ainda, que mais de 40% delas fazem uso de mais de cinco remédios por dia, em média.
Portanto, ficar de fora do ambiente digital é uma opção cada vez mais fadada ao fracasso. Os estabelecimentos que não aproveitarem a oportunidade para se digitalizarem, precisarão de mais fôlego no futuro, já que a tendência de consumo nas lojas físicas é de queda. Um dos benefícios mais evidentes em investir nesse canal de vendas é a satisfação do consumidor, que busca praticidade e comodidade. Com uma vitrine virtual ativa, a loja torna a experiência de compra mais eficiente e positiva.
Você não precisa de um site: apps são a bola da vez
Para alcançar esse público antenado no comércio digital, não é necessário que o seu negócio tenha, obrigatoriamente, um site. Isso porque o hábito de consumo está mais atrativo no mercado moblie, com ferramentas desenvolvidas especificamente para celulares e tablets.
Os downloads de aplicativos cresceram 45% nos últimos três anos e somos o terceiro país onde a população passa mais tempo nesses programas. A boa notícia é que você também não precisa desenvolver um app para a sua farmácia. Mas, então, como surfar nessa onda?
Algumas ferramentas oferecem a opção de cadastrar a marca, os produtos, e, finalmente, efetivar as vendas digitalmente. No setor farmacêutico, podemos citar o pioneiro Orçafarma, que oferece uma plataforma voltada para farmácias, laboratórios e consumidores e permite que os estabelecimentos digitalizem seus produtos sem pagar taxa de adesão ou manutenção. Veja neste texto outros 9 motivos para investir em uma versão mobile do seu negócio.
Para remover as barreiras físicas da sua loja, seja parceiro OrçaFarma.

Voltar
Siga-nos!

CNPJ: 35.535.305/0001-82